Orientações

Estágios obrigatórios
Os estágios obrigatórios são definidos no projeto pedagógico do curso. A carga horária deve obedecer às normativas descritas nas diretrizes curriculares nacionais e são requisitos obrigatórios para aprovação e integralização dos créditos curriculares do curso. Esses estágios podem ser realizados em projetos desenvolvidos dentro ou fora da UFSCar e são estruturados em dois níveis: estágio básico (Práticas de Atuação Profissional de 1 a 4) e estágio específico (Estágio Supervisionado 1 a 4). No estágio obrigatório, a(o) supervisora(or) deve ser psicóloga(o) com registro ativo no CRP. Também é desejável que as (os) supervisoras(es) locais também sejam psicólogas(os). Nessa modalidade, é possível que as(os) supervisoras(es) sejam de diferentes profissões, desde que haja uma(um) supervisora (or) responsável da parte concedente. No Curso de Psicologia da UFSCar estes estágios são definidos por meio de um Processo de Seleção de Estágio realizado no final de cada ano, a partir do segundo ano do curso. Neste processo, o aluno indica sua preferência dentre diferentes projetos ofertados pelos docentes. A distribuição entre os projetos ofertados ocorre de acordo com normas estabelecidas pelas coordenações de curso e do SEPsi.
Estágios não obrigatórios
Os estágios não obrigatórios são atividades desenvolvidas como atividade eletiva e complementar à formação do estudantes, não compondo a carga horária regular e obrigatória do curso. No entanto, seu funcionamento e regularização seguem os mesmos procedimentos que os estágios obrigatórios. No curso de Psicologia da UFSCar, essa modalidade é reconhecida por meio da inscrição do estudante na disciplina eletiva “Estágio Não obrigatório”. Diferentemente do estágio obrigatório, a realização do estágio não obrigatório, necessariamente, requer remuneração ao estudante por parte da Concedente. É necessário, como no estágio obrigatório, que se tenha um supervisor da área no local e um professor orientador do Departamento de Psicologia. No entanto, no estágio não obrigatório, a(o) supervisora(or) local (da concedente) deve ser psicóloga(o) com registro ativo no CRP de sua região. Para acessar as normas e orientações para realização de estágio não obrigatório no curso de Psicologia UFSCar. Acesse aqui as normas e orientações sobre estágio não obrigatório (.pdf 500Kb)
Mudança e transferências de projetos de estágio
O desenvolvimento das atividades de estágio deverá sempre levar em conta o Plano de Ensino da disciplina e as condições constantes do Manual de Ofertas de Projetos de Estágio.
Em casos excepcionais, o aluno tem a possibilidade de solicitar mudança de projeto e professor orientador. A solicitação será examinada no Conselho do SEPsi mediante os seguintes encaminhamentos:
1- Solicitação do aluno com descrição detalhada dos motivos para realizar o pedido de mudança e transferência de projeto. (Ver modelo em formulários);
2- Ciência e concordância do professor orientador atual com relação à saída do aluno do projeto;
3- Ciência e concordância do professor orientador do novo projeto, que somente poderá aceitar o aluno se possuir vaga remanescente do último processo de seleção.
Relatórios de atividades de estágio
Tanto na modalidade de estágio obrigatório quanto na modalidade de estágio não obrigatório, é imprescindível a entrega de relatório de estágio de forma semestral. Desta forma, para os projetos com duração de dois semestres, devem ser entregues: um relatório parcial e um relatório final (descrevendo as atividades realizadas durante todo o período). Todos os relatórios devem conter, em sua capa, as assinaturas da(o) professora(or) orientadora(or) e da(o) supervisora(or) de estágio do local. Este relatório pode ser entregue no formato pdf por e.mail ou em qualquer mídia, desde que contenha as assinaturas dos responsáveis.
É também obrigatório que o aluno encaminhe um relatório específico para o local no qual foi realizado o estágio. Acesse aqui as orientações referentes a relatórios parciais e finais de estágio (.pdf 100Kb)
Atestados de estágio
O SEPsi emite atestados para todas as atividades de práticas de atuação e estágio, tanto obrigatórias quanto não obrigatórias. Para recebê-los o aluno deve:
- ter entregue todos os relatórios das atividades realizadas conforme detalhado no item “relatório de estágio”;
- Ter entregue a documentação requerida para a efetivação do estágio (dados para o termo de compromisso e termo de responsabilidade)
- Preencher o formulário solicitação de atestado de estágio obrigatório e/ou não obrigatório e enviá-lo ao SEPsi por e.mail.