Seleção
O SEPsi, anualmente, realiza um processo de seleção de estágio que visa distribuir os alunos entre os vários projetos de atuação profissional ofertados pelos docentes. A cada ano, a partir da solicitação do SEPsi, os docentes ofertam diferentes projetos de estágio, em diversos campos e áreas de atuação, e o(a)s aluno(a)s têm a oportunidade de se inscrever no processo seletivo, indicando seus projetos de interesse. O processo se inicia com a entrega, pelo SEPsi, de um manual específico para cada turma do curso, que apresenta a descrição detalhada de cada projeto ofertado para cada perfil. Com base nesse manual, o(a) aluno(a) preenche uma ficha de inscrição, colocando todas as suas opções em ordem de preferência. O objetivo do SEPsi é tentar distribuir o(a)s aluno(a)s pelos projetos o mais próximo possível de suas primeiras opções. Participam do processo seletivo os estudantes de 2o, 3o, 4o e 5o anos do curso de Psicologia da UFSCar.
PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO 2026
RESULTADOS FINAIS
Intervenção em Psicologia: Estágio Supervisionado 3 e 4
Intervenção em Psicologia: Estágio Supervisionado 1 e 2
Práticas de Atuação Profissional 3 e 4
Práticas de Atuação Profissional 1 e 2
Normas e orientações sobre estágios não obrigatório
Manuais de ofertas de estágio 2026
Manual de ofertas de estágio para Práticas de Atuação Profissional 3 e 4 - 2026 (3o. ano)
Manual de ofertas de estágio para Práticas de Atuação Profissional 1 e 2 - 2026 (2o. ano)
MOSTRA DE ESTÁGIOS
Anualmente o Serviço-Escola organiza uma Mostra de Estágios com todos os projetos desenvolvidos durante o ano, cujos objetivos são:
- Divulgar as atividades de estágios desenvolvidas pelos alunos desde o 2º. Ano do curso
- Favorecer a troca de informações e conhecimento entre os participantes
- Dar subsídios para as escolhas dos projetos de estágio pelos alunos
VI Mostra de Estágios em psicologia - 2025
Painéis de projetos do Núcleo comum (2o. e 3o. anos)
- Divulgação científica na orientação remota e presencial para pais e profissionais promoverem o desenvolvimento de crianças
- Entrevistas clínicas iniciais no contexto da Psicoterapia de Orientação Psicanalítica
- Orientação profissional
- Prática em avaliação cognitiva de adultos e idosos
- Contribuições da Psicologia ao entendimento de aspectos motivacionais e problemas emocionais na aprendizagem da matemática: pesquisa e intervenção
- Neuropsicologia Clínica
- Serviço-Escola em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
- Psicologia, políticas públicas e movimentos sociais
Painéis de projetos do Núcleo ênfase (4o. e 5o. anos)
- Atuação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com indivíduos com autismo em contexto institucional
- ProEstudo: Desenvolvendo comportamentos de estudo em universitários da UFSCar e USP
- Práxis em saúde mental na RAPS local
- Atendimento de Crianças Vítimas de Violência: Intervenções Psicossociais no SUAS e em Contextos Comunitários
- Políticas Públicas de Atenção Psicossocial e Assistência Estudantil na USP de São Carlos
- Avaliação terapêutica: Integrando psicodiagnóstico e intervenção breve
- Centro de escuta especializada para crianças e adolescentes em situação de violência
- Ações de atuação psicológica com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
- Intervenção a vítimas de violência
- Terapia Analítico-Comportamental
- A escuta psicanalítica: entrevista, atendimento psicológico, matriciamento, psicoterapia
- Famílias fortalecidas: a construção da relação coparental
- Gestão de Pessoas no trabalho
